terça-feira, abril 25, 2006

Um enorme exército

Tem sido, ou não fosse uma proposta da candidatura de SAM, uma questão discutida nestes ultimos dias.
Pode o Sporting ter 150 mil sócios, devidamente fidelizados? E 120 mil? E 90 mil?
A leitura da análise do Violino (com a qual discordo em muitos pontos mas que não vou comentar) fez-me recordar propostas que já tinha apresentado anteriormente, possivelmente não tão ambiciosas, mas ainda assim capazes de representar um aumento de receita importante.
É sabido que defendo como absoluta prioridade o retorno á "cúmplicidade" entre o Sporting e os Sportinguistas, como o caminho mais indicado para se começarem a resolver os problemas que afectam o nosso Clube.
Óbviamente que essa aproximação deve estar baseada sobretudo no aumento do respeito com que os associados são tratados pelos dirigentes, facto que em si pode perfeitamente aumentar exponencialmente o número de Sportinguistas a aderirem á campanha.
O Sporting tem neste momento, dados oficiais, cerca de 30 mil sócios, que representam em quotização algo como 4.3 milhões de euros/ano.
Segundo os actuais dirigentes do Sporting e de acordo com o tal estudo a que fiz menção no post anterior, esse número não poderá ir mais além que os 47 mil.
Baseando-se nesse argumento e aproveitando para colocar em causa um dos objectivos da candidatura de SAM, Leões como o Violino e outros, afirmam ser impossível atingir valores mais elevados, assumindo portanto que esta via não será efectiva no arrecadar de receita.
Ora eu creio que é um objectivo perfeitamente ao alcance do nosso Clube chegar aos 90 mil sócios, desde que a politica de incentivos seja alterada e o facto de se ser sócio se torne em algo verdadeiramente atractivo.
E porque me lembro de ter sido o número 136 mil em 83/84, e em meados da década, após a renumeração, ter passado a ser o 99 mil, acredito que este exército "adormecido" pode voltar a ser uma força temível, desde que devidamente comandado por um "general sem medo".
E que receita em quotização poderia o Clube arrecadar com este aumento do número de associados?
Seriam quase 13 milhões/ano, uma diferença de mais de 8.5 milhões de euros para o valor actual. FSF já afirmou que o "pilar" mais importante do seu projecto financeiro é reduzir passivo de forma a poupar cerca de 6 milhões/ano em juros.
Eu deixo a pergunta... Não valeria mais o esforço para congregar os Sportinguistas em volta deste desígnio, que permitiria manter o património no imediato e analisar sem pressão o que fazer para o potenciar, do que ir a correr vender ao desbarato e não se sabe bem a quem?