terça-feira, abril 25, 2006

Banha da cobra?

O discurso dos dirigentes que passaram pelo Clube nestes ultimos anos tem sido semelhante, no sentido em que têm defendido as qualidades de gestão e o cumprimento estricto do acordado, seja com as instituições financeiras seja com os parceiros económicos, incluindo naturalmente os accionistas da SAD.
Há pouco mais de um ano o Sporting avançou com um estudo de viabilidade técnica, económica e financeira, como suporte da operação de emissão de obrigações, lançada em Junho do ano passado.
No referido estudo, onde se baseou o prospecto apresentado aos potenciais investidores/clientes, o Sporting delineou a sua estratégia para o médio prazo do Clube em termos de estimativas de resultados financeiros, mais exactamente para o período 2005/2010.
Já afirmei várias vezes que não tenho conhecimentos para discutir assuntos de índole financeira, mas presumo que ainda tenha a inteligência suficiente para saber quando estou a ser enganado... e neste caso, tivesse sido a minha intenção investir, teria sido completamente burlado pelos aldrabões que comandam o Sporting.
São vários os pontos que poderia comentar, mas limito-me a 5 que considero mais importantes:
- Estimativa de lucros na SAD entre 2005 e 2010, com excepção de uma ligeira perda (que nem chega aos 200 mil euros) num dos exercicios
- Redução do passivo da SAD de 122 milhões (em 2004) para 13 milhões (em 2010)
Relembro que este estudo terá sido efectuado entre finais de 2004 e inicios de 2005, com o Project Finance já finalizado e com FSF como administrador da SAD e vice presidente do Clube.
Eu assim de repente não me recordo de algum caso de embate de aviões em arranha céus ocorrido desde esta altura, pelo que estará por explicar como é que um estudo com pouco mais de 1 ano aponta para resultados tão diferentes dos que são discutidos actualmente.
Seria talvez interessante ouvir o candidato FSF discorrer sobre o tema.
- 47 mil sócios até 2010
Vou abster-me de desenvolver este assunto, até porque tenciono comentar o tema num post próprio, mas não posso deixar de sublinhar a falta de ambição deste número.
- 2 milhões de euros/ano como receitas da UEFA até 2010
Não entendo as constantes alusões á falta de verbas provenientes desta área de exploração, que FSF defende como fundamental para o futuro do Clube, se afinal um montante destes já agrada os dirigentes.
- Vendas de "activos" programadas até 2010, num total de 38 milhões de euros
Excuso-me a relembrar que nos foi prometido que Ronaldo seria o último jogador que "obrigatóriamente" teriamos de vender para equilibrar as contas da SAD... longe vão os tempos, não é pessoal?
Fica apenas a surpresa, quando aquilo que FSF tem afirmado é que 20 milhões de euros em mais valias nos permitiriam não vender jogadores nos próximos 5 anos... ora de 20 para 38 ainda vai quase o dobro. Afinal vamos ter vendas mesmo com a receita minima assegurada para os compromissos com os bancos ou não?