quinta-feira, março 02, 2006

Quando me olho ao espelho...

... pela manhã só com dificuldade não dou um berro de pavor. A imagem reflectida não é das coisas mais agradáveis de ver. Entretanto habituei-me mas ainda assim há dias em que, se acordo mais ensonado, me assusto um bocado.

Em todo o caso, creio que estou relativamente longe de me parecer a isto:

Ora parece-me bem que esta será a visão que o actual co-optado que dizem ser presidente do Sporting tem de mim, porque só assim se explicam estas afirmações:

- Qual a razão para a SAD ter investido mais do que devia nesta época?

- Não posso dizer porque não fazia parte do Conselho de Administração da SAD quando esse investimento foi feito. Não sei porque é que a Administração da SAD decidiu investir mais do que aquilo que tinha contratado com os bancos.

Excerto retirado da página oficial do Sporting na Internet


Os factos são claros. Filipe Soares Franco é há muitos anos vice-presidente do Sporting e foi a sua figura número dois até Julho passado, logo a seguir a Dias da Cunha.

Diz-se e nunca foi desmentido que estas duas individualidades do Clube assumiram compromissos pessoais em nome do Sporting na renegociação da divida com as instituições bancárias, não em nome da SAD, de que ambos era Administradores, mas do Clube, como accionista maioritário da SAD. Logo até faria mais sentido que existisse um maior controlo por parte dos dirigentes do Sporting em relação á forma como a gestão da SAD era efectuada. Mas pera lá... Eles eram os mesmos!!!

Filipe Soares Franco foi, até ao dia 11 de Julho de 2005, Administrador da Sporting SAD para o futebol... um dos três que existiam.

Ora eu poderia perguntar como será possivel que Filipe Soares Franco tenha dado a resposta que está publicada no site oficial e que transcrevi mais acima com a tranquilidade com que o fez, sem se sentir minimamente constrangido, a menos que:

- Olhe para os Sportinguistas da mesma forma como olha para mim acabado de acordar

- Não estivesse efectivamente a fazer nada naquela organização, como aliás todos eles, a ver pela situação a que deixaram chegar o Clube

Acreditando, como acredito, que Filipe Soares Franco não passa de um bêbedo mentiroso, a resposta não me preocupa por aí além. Ou melhor, não é agradável ter como presidente do Sporting um aldrabão que gosta de se meter nos copos, mas pronto, no melhor pano cai a nódoa.

Agora o que realmente me preocupa é se a resposta correcta á pergunta tem que ver sobretudo com a segunda opção que avanço. É que a ser assim, explica-se facilmente o estado a que chegámos, as negociatas que se foram fazendo, os bolsos que se encheram, enfim, o caos que instalaram no Sporting, quando na realidade o seu discurso foi sempre o oposto, lembram-se?

Durante o fim de semana terei oportunidade de comentar as mais recentes declarações do Sr. Filipe Soares Franco, sobretudo o tal "desenvolvimento" que era suposto fazer do seu "Projecto", que pelo que li na diagonal, é tornar o Sporting "tão grande como os maiores da Europa"... só isso.

Entre esta proposta e as (inexistentes) da oposição, venha o Diabo e escolha!!!