segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Academia Sporting

É um assunto que há muito ando para comentar, mas que por uma ou outra razão tem sido deixado para trás.

Agora, que os Sportinguistas apoiantes de quase 11 anos de Projecto lançam mão deste argumento para suportar anos de “loucura colectiva”, comento finalmente o assunto, que mais não seja para não deixar instalar uma ideia que não corresponde á verdade, embora o tema merecesse uma outra perspectiva... mas não ando com a mentalidade certa para esse efeito.

Que fique claro que apoio a 100% uma politica EFECTIVA de aproveitamento da qualidade da nossa formação, traduzida num plantel profissional constituido na sua maioria por jogadores oriundos das camadas jovens.

Só que não tem sido essa a realidade do Sporting nos ultimos anos (não o foi nunca, é uma realidade, mas também nunca foi um factor chave tão publicitado como começou a ser a partir de certa altura) , por mais que se mencionem os casos óbvios de Viana, Quaresma, Ronaldo, Moutinho ou mesmo Nani.


A Formação do Sporting foi de extrema qualidade desde sempre. São inumeros os casos de excelentes, bons ou razoáveis jogadores que saíram das nossas escolas e fizeram carreira no futebol nacional, e não o reconhecer para falar “apenas” das pérolas que despontaram de forma até agora indirecta da Academia, torna-se um exercicio injusto para as equipas de técnicos, alguns velhas glórias do Clube, que sempre emprestaram a sua capacidade ao Sporting com abnegação e entregas inexcediveis.


Pessoalmente acho que quase sempre (não só nos últimos anos) desaproveitámos essa riqueza, não sabendo como integrar os jovens jogadores em planteis que estiveram sempre mal estruturados e sem capacidade de potenciar as qualidades da “miudagem”.

Claro está que a transformação que o futebol sofreu, sobretudo a partir do Acordo Bosman, levou a uma maior abertura dos mercados e naturalmente ao incremento da possibilidade de “fazer negócio” com jogadores cada vez mais jovens e com menos experiência profissional, por montantes que há 20 anos seriam impensáveis.


Que fique claro, a aposta na Academia foi um passo fundamental e diria mesmo inadiável, com estes ou quaisquer outros dirigentes, tendo em vista a melhoria das condições de trabalho das equipas de futebol do Sporting, mas não queiramos desvirtuar a realidade, e essa é que fomos Campeões sem as condições proporcionadas pela Academia, tal como a ultima equipa a quem deram o campeonato também o conseguiu treinando com a “casa ás costas”.

Além do mais é necessário não esquecer o falhanço completo que foi a aposta (não sustentada) no desenvolvimento da equipa B, opção que andou sempre num limbo que nunca se percebeu, para mais gerida por um técnico reconhecidamente incapaz, factor a que se juntou a costela benfiquista de alguém que chegou a ser membro de uma das claques do nosso rival vermelho.

E não podemos também escamotear alguns factos, que sustentam a ideia de que no passado se apostava mais na “prata da casa”... mesmo que essa não fosse uma opção assumida e sobretudo massivamente publicitada.

Não o fiz de forma exaustiva, o processo foi simples. Considerei os jogadores provenientes das escolas do Clube com 10 ou mais jogos na equipa principal, partindo da época actual e recuando em períodos de 4 anos até á época de 1986... há 20 anos atrás.

Creio que os resultados não deixam de ser sintomáticos. O número de jogadores formados em Alvalade em acção na equipa principal são:

2006 – Miguel Garcia, Custódio (apesar do percurso “desviante”), Moutinho, Nani e Carlos Martins.

2002 – Hugo Viana, Quaresma, Beto

1998 – Simão e Beto

1994 – Porfirio, Marinho, Poejo, Cadete, Peixe, Figo e Paulo Torres

1990 – Paulo Torres, Lima, Marinho, Carlos Xavier, Cadete e Venâncio

1986 – Litos, Carlos Xavier, Venâncio, Mário Jorge, Fernando Mendes, Morato e Vitor Damas

Em resumo... sim, as condições de trabalho (e formação) eram muito piores, mas apesar de tudo a aposta na “prata da casa” era maior.


Deixo o testemunho, que é meu e sujeito a critica, claro está, mas creio que não anda muito longe da realidade e sobretudo não está nada em linha com o pensamento dos que defendem a gestão dos actuais dirigentes do Clube nesta vertente do aproveitamento da formação, ponto que era um dos pilares do Projecto Roquette desde o inicio.